quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MIBE no 1.º Ciclo

Click to play this Smilebox slideshow
Algumas das atividades desenvolvidas durante o MIBE, com os alunos mais pequenos.
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow design created with Smilebox
.

sábado, 26 de outubro de 2013

Celebração das Bibliotecas Escolares

A comemoração do MIBE também englobou as crianças do Pré-escolar, que juntamente com alunos do 1.º ano, tiveram a oportunidade de ver o filme "Ruca, o bibliotecário", onde a personagem, acompanhada pela mãe e irmã, vai até à biblioteca para ouvir uma história e para requisitar livros. Através deste pequeno filme, os alunos são consciencializados para as regras de comportamento na biblioteca e também para o cuidado a ter com os livros. Foi uma forma de motivar os mais pequenos para a importância dos livros e da leitura.
Simultaneamente, o filme, permitiu ainda explorar a oralidade das crianças, através da previsão sobre o que o Ruca iria fazer e com quem iria, e posteriormente através da análise dos acontecimentos narrados no filme. A atenção dos mais pequenos revelou que assimilaram a informação, sendo necessário dar continuidade a atividades de promoção da leitura.

Passagem do filme: Ruca e a irmã procuram um livro.

Crianças do Pré-escolar do Cávado durante a visualização do filme na BE.

Crianças do Pré-escolar durante a visualização do filme na EB de Vieira do Minho, na BE.

Cena do filme: Hora do conto!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Oferta de livros

Agradecemos à docente Carla Álvares os livros que ofereceu à biblioteca escolar (BEVA), sendo alguns escritos em inglês e outros em português. Estas dádivas são sempre oportunas e mostram realmente o valor que os docentes atribuem à leitura. 
Nunca será demais o tempo que gastamos na promoção de livros e da sua leitura. 
E assim a nossa biblioteca vai ficando cada vez mais rica em conteúdos e diversidade de géneros literários.
Sem dúvida que a secção de língua inglesa, que existe na BEVA, ficará muito mais rica e completa.



domingo, 20 de outubro de 2013

Vantagens da leitura!


Concurso de leitura!


Não deixes de participar, ler ajuda-te a conhecer novas palavras, novas ideias e opiniões; ajuda a desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
Participa, ler é aprender!


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

Para nunca esquecer a importância da alimentação na nossa vida diária, os alunos do Agrupamento de Escolas estão a desenvolver atividades do Programa PASSE. A Biblioteca Escolar associou-se a esse projeto e deu o seu contributo através da leitura.
No 1.º ciclo, os alunos leram frases onde tinham que identificar algumas palavras e expressões piratas, que estavam associadas a alimentos menos saudáveis. 
O tema da alimentação deve ser estudado de forma articulada e contínua, pois só assim poderemos contribuir para a manutenção ou mudança de hábitos alimentares.
Foi igualmente explorada a oralidade, com os alunos a exprimir as suas ideias e comportamentos associados à alimentação.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Promover a leitura

Neste mês internacional das bibliotecas escolares (MIBE) temos imenso prazer de ver alunos e docentes a colaborar e dinamizar as nossas bibliotecas.

A turma do 1.º ano, da professora Ana Dulce teve a iniciativa de construir um marcador de livros, para que os meninos comecem a requisitar livros da BE para levar para casa. Ficou muito bonito e foi muito original. Cada aluno decorou o seu marcador individual de leitura. Assim alunos e pais podem ler em casa juntos as histórias e marcar a página para continuar no dia seguinte. São várias as turmas que estão a elaborar os seus marcadores de leitura.



Por outro lado, agradecemos à docente Senhorinha Silva a oferta de uma coleção de livros à BE do Centro Escolar do Cávado. Os livros são uma enorme e riquíssima enciclopédia, que engloba diversos temas, como animais, plantas, vento, música... Obrigada pelo contributo para enriquecer a BE e colaborar na promoção da leitura.




quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leitura Orientada: "Poemas da mentira e da verdade"

Os alunos do 3.º ano iniciaram a exploração, leitura e análise dos poemas da obra "Poemas da mentira e da verdade" de Luísa Ducla Soares. Foram estudadas e revistas as noções de verso, rima e estrofe.
Os alunos leram em pequeno grupo, aos pares, em grande grupo e individualmente os 3 poemas estudados.
Foi realizada uma ficha de exploração e análise de 3 poemas:

"À mesa"
"A minha casinha"
"Se a panela tem asas"






quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Leitura "A ovelhinha que veio para jantar"

Os alunos do 2.º ano do Cávado, associando o tema da alimentação leram, ouviram ler e ordenaram a história "A ovelhinha que veio para jantar". Antes de iniciar a leitura, a professora bibliotecária pediu aos alunos que registassem as ideias prévias sobre a ovelhinha, onde vivia, o que ia jantar, com quem ia jantar... os alunos tiveram a oportunidade de expor as suas ideias individuais. De seguida, ouviram a história através de um filme animado e narrado. 
Após a audição, ajudaram a ler a história novamente e leram algumas frases identificando-as como verdadeiras ou falsas. Todos os alunos tiveram a oportunidade de ler. De seguida, tiveram de ler algumas palavras e associar ao lobo ou à ovelhinha.
Finalmente, tiveram de ordenar a história, colocando as várias frases por ordem correta da história, para o conseguir tiveram de ler com atenção as frases e pensar bem na sequência da história.

Promoção da leitura: "A lagartinha comilona"

Os alunos do 1.º ano do Centro Escolar do Cávado ouviram com  muita atenção a história da "Lagartinha comilona", vendo o filme animado para melhor compreender a sequência da pequena aventura. Com esta leitura articulamos os dias da semana, as cores e a quantidade dos frutos, fazendo uma atividade dinâmica na biblioteca. Os alunos identificaram claramente os dias da semana e associaram os alimentos aos diferentes dias. Realizaram o resumo oral da história com facilidade.
Ainda tiveram tempo para completar um gráfico e pintar a borboleta.
Os alunos responderam às questões sobre a pequena aventura, identificando os alimentos saudáveis e os menos saudáveis.



terça-feira, 1 de outubro de 2013

MIBE Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Este ano o lema do MIBE é: "Biblioteca Escolar, uma porta para a vida".
Ao longo de todo o mês serão desenvolvidas atividades de promoção da Biblioteca Escolar junto de toda a comunidade escolar.
Os alunos participarão em alguns concursos de desenho, de escrita e de leitura.



Dia Mundial da Música

Hoje, dia 1 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Música. Os alunos da Academia de Música Valentim Moreira de Sá deram um pequeno concerto na sala de professores e na BEVA.