segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Sessão de sensibilização no âmbito da Diabetes

Na passada sexta-feira, os alunos do 10ºB foram à Biblioteca escolar para participar numa sessão de sensibilização no âmbito da temática da Diabetes, dinamizada pela coordenadora da Educação para a Saude.
A atividade iniciou-se com um Kahoot para diagnosticar os conhecimentos dos discentes relativamente a esta doença. Seguiu-se o esclarecimento relativamente aos tipos de diabetes e respetivos sintomas / tipos de tratamento. Foram analisados também os fatores que podem contribuir para a prevenção da Diabetes tipo 2, bem como os cuidados que um diabético do tipo 1 deverá ter nos seu dia a dia.


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Dia internacional dos Direitos Humanos

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 dezembro) e sob orientação da professora Damiana do grupo de História, alunos do 9ºano organizaram uma exposição na Biblioteca e dinamizaram atividades para alunos do 5ºano.

Sessão de sensibilização no âmbito do Bullying

Utilizando a obra de Margarida Fonseca Santos como referência, foi dinamizada, hoje, uma sessão de sensibilização no âmbito do Bullying, direcionada especificamente aos alunos do 5ºD. Estes foram esclarecidos relativamente à necessidade de sabermos respeitar a
unicidade de cada indivíduo, não esquecendo que a discriminação também pode ser considerada um crime. Neste contexto, enfatizou-se a importância de desenvolvermos comportamentos assertivos, fundamentais nas relações humanas.    Para concluir a sessão, foram identificados os tipos de Bullying e apresentada a música "O resgate do Simão" do projeto "Deixa o Bullying Só", transmitindo-se a ideia de que os agressores são normalmente indivíduos com problemas/ frustações por resolver e que, muitas vezes, também precisam de ajuda.



Projeto de Leitura no 1º Ciclo

No passado dia 3 de dezembro, levámos, à EB1 Domingos Abreu, algumas atividades relativas ao projeto de leitura do 1ºCiclo. A obra "A noite em que a noite não chegou" de José Fanha continua a ser a nossa base de trabalho com este ciclo de ensino. Cada texto é explorado em duas etapas distintas: 1ª etapa - leitura dos textos, intregando atividades de pré, durante e pós-leitura; 2ªetapa - é dada continuidade às leituras através da utilização de ferramentas digitais, com a finalidade de produzir materiais e no sentido de promover a estreita ligação entre leitura e escrita. A Biblioteca Escolar (BE) tem um papel moderador e intervencionista no desenvolvimento da competência leitora no âmbito da interpretação efetiva, na medida em que propõe atividades diversificadas e apelativas, com uma forte ligação às ciências e às TIC. Nesse contexto, inclui-se a utilização de ferramentas digitais, como o Kahoot, Storyboard, Padlet e Canva, entre outras.
Este projeto visa desenvolver, de forma articulada e sequencial, as diferentes literacias, associadas ao currículo do 1º Ciclo. 





domingo, 1 de dezembro de 2019

Promoção da leitura no 1º Ciclo e pré-escolar

Formar leitores é uma das grandes missões da Biblioteca Escolar e é nas faixas etárias que têm de ser dados os primeiros passos...
No presente ano letivo, com base em textos de José Fanha, temos optado por diversificar por estratégias e quebrar rotinas.
No dia  26 de novembro, estivemos na EB1 do Cávado para dinamizar as seguintes atividades:
-Palavras à solta ( pré-escolar e 1ºano) - leitura em articulação com as ciências;
-Festa dos números pares (2ºano)- mostrando que a matemática cabe em qualquer contexto;
-O Sol vai ficar solteiro (3ºano) /A noite em que a noite não chegou (4ºano) - em articulação com o Estudo do Meio e Cidadania.
As ferramentas digitais têm servido para consolidar leituras e desenvolver competências no âmbito das TIC.

Em breve, as surpresas chegarão também a outras escolas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019





No dia 13 de janeiro começou uma sucessão de oficinas de escrita criativa direcionadas para os alunos de 3º ciclo. Neste dia tivemos o 7º C a "destruir" a obra do prémio Nobel, Gabriel Garcia Marquez, com o seu livro infantil "A sesta de terça-feira", com ilustrações de Carme Solé Vendrell.
A proposta foi fazer a reconstrução e reescrita do original de Gabo, retirando a letra "u" de todo o texto. O projeto foi abraçado com vontade e foi evidente o momento de prazer que retiraram deste exercício aparentemente simples, mas de uma complexidade muito elevada. Parabéns aos alunos pelo resultado obtido. O mesmo exercício foi proposto ao 7º E que manifestou igual envolvimento. As duas turmas encontrar-se-ão em breve para partilharem os textos resultantes e fazerem um círculo de leituras.

sábado, 26 de outubro de 2019

Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar - Atividade "Apresento-me online"

Na passada sexta-feira, iniciámos, com a turma A do 7ºano, um conjunto de sessões no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca. Com a designação "Apresento-me online", incluímos um conjunto de atividades que tem por base o uso da internet com segurança e visa a articulação transdisciplinar, nomeadamente com as línguas, Cidadania e Desenvolvimento, TIC e o Projeto de Educação para a Saúde. 

Esta atividade será implementada com todos os alunos do 7ºano de escolaridade e será integrada no trabalho a nível dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC).

Aqui podem ser consulta dos os resultados dos alunos envolvidos no projeto:
https://padlet.com/becre_vieiraaraujo/591l5mpfuwsq