quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Comemorações do Dia Mundial contra o Cancro



A 4 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro e a nossa escola assinalou a data, no dia 6 de fevereiro, através da intervenção de uma representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


 Em Portugal, e tal como acontece em todo o Mundoa incidência do cancro está a aumentar, estimando-se que cerca de 25 mil pessoas morram todos os anos desta doença no nosso país. A sensibilização, prevenção primária e deteção precoce do cancro são, portanto, componentes chave para o controlo desta doença, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade na população. Deste modo, especial atenção deverá ser dada aos esforços de educação para a saúde e, neste contexto, às iniciativas coletivas capazes de facilitar as opções individuais por estilos de vida mais saudáveis. (Liga Portuguesa Contra o Cancro)
Atendendo ao papel dos estilos de vida saudável na prevenção do cancro e ao facto de se pretender uma articulação entre o PES (Projeto de Educação para a Saúde) e a leitura, a promoção da literacia da leitura (em articulação com as literacias dos media/informação) e o cumprimento da Educação para a Saúde (obrigatória por lei) de modo inovador e transdisciplinar, surgiu o projeto “Leituras com PES para andar”. 



O projeto supracitado está a ser desenvolvido pela turma B do 10ºano e implica a envolvência das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Inglês, em articulação com a Biblioteca e o PES (Projeto de Educação para a Saúde).
A partir da leitura de crónicas de Miguel Esteves Cardoso, os alunos da referida turma foram sensibilizados para a vertente mais social/psicológica do cancro. A partir daí, iniciaram a produção de trabalhos de pesquisa relativos ao cancro em si.

A envolvência dos alunos nesta atividade visou a consolidação de conhecimentos alusivos ao tema, particularmente no que toca à prevenção. A atividade foi também alargada a outras turmas do 10ºano (A, C, CPA e CPI), mediante a realização de duas sessões que permitiram, entre outros aspetos, conhecer melhor o papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro,  conhecer o Código Europeu Contra o Cancro (formas de reduzir o risco de cancro) e perceber como podemos ser os heróis “dessa história”.
O tema do amianto também foi abordado, enfatizando-se o papel desta substância (ao qual estamos expostos diariamente) como fator de risco no desenvolvimento do cancro.

“Morre mais do que mata…” – assim se referiu a dinamizadora da atividade aos avanços da ciência no combate ao cancro e ao elevado número de sobreviventes à doença, deixando-nos, aqui, também um sinal de esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!