quinta-feira, 23 de maio de 2019

Projeto "Leituras com PES para andar" foi divulgado durante a apresentação Pública de Trabalhos de Educação para a Saúde.


No passado dia 3 de maio, os alunos do ensino secundário foram ao auditório Municipal para apresentar os trabalhos realizados no âmbito da Educação para a Saúde. A atividade foi apresentada pelo Vasco do 12ºB, que revelou (e muito bem) os seus dotes ao nível da comunicação.



A introdução do evento esteve a cargo do 10ºB que, com uma música bem afinada, enfatizou, com muito humor, o lado afetivo dos relacionamentos amorosos.
Subordinado à problemática da pressão, que, atualmente, interfere com a vida dos nossos jovens do ensino secundário, os alunos supracitados apresentaram ainda a dramatização “Um dia (de)pressão”. A intervenção desta turma deu particular destaque a uma realidade que teima em não assumir responsáveis, apesar de entranhada socialmente e difícil de contornar. O projeto desta turma foi coordenado pelo professor de Educação Física, Cristiano Mineiro. Ainda sob a coordenação deste docente, tivemos o 10ºA, que apresentou um vídeo alusivo ao Assédio Sexual. Tema bastante atual e com uma abordagem técnica detalhada, permitindo esclarecer o público relativamente às diferenças entre assédio e abuso sexual.
O 10ºB voltou a subir ao palco para apresentar o Projeto “Leituras com PES para andar”, uma articulação entre as disciplinas de Cidadania e Inglês, a Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde.  






Com base na leitura de crónicas de Miguel Esteves Cardoso, os alunos da referida turma foram sensibilizados para a vertente mais social/psicológica do cancro. A partir daí, iniciaram a produção de trabalhos de pesquisa relativos ao cancro em si. A vinda, à escola, da Liga Portuguesa Contra o Cancro permitiu a consolidação de conhecimentos alusivos ao tema, particularmente no que toca à prevenção.

O tema do amianto também foi abordado, enfatizando-se o papel desta substância (ao qual estamos expostos diariamente) como fator de risco no desenvolvimento do cancro.

“Morre mais do que mata…” – assim foi concluída esta intervenção, relembrando a expressão da Liga Portuguesa Contra o Cancro no que concerne aos avanços da ciência no combate a esta doença e ao elevado número de sobreviventes, deixando, assim, um sinal de esperança!
Os alunos do 11ºC, coordenados pela professora Teresa Rebelo, apresentaram um vídeo alusivo ao tema do álcool. Neste contexto, foi abordado o papel das relações sociais na iniciação ao consumo desta substância psicoativa, cujo excesso contribui, por sua vez, para a degradação das relações.
A turma D do 11ºano, coordenada pelo professor Miguel Costa, apresentou o testemunho relativo a um projeto de cariz mais social, integrado essencialmente uma articulação com um lar de idosos, bem como a recolha de resíduos. Para complementar a informação, transmitida em palco, por dois elementos da turma, foi divulgado também um vídeo.


Infelizmente, por motivos técnicos, não foi possível assistir ao vídeo elaborado pelo 12ºA – “Um tempo sem tempo”. Contudo, ficou a promessa de uma divulgação à posteriori.
Os alunos do 12ºB inovaram neste evento, ao produzirem um vídeo alusivo ao sexting.“O termo sexting resulta das palavras ‘sex ‘(sexo) e ‘texting’ (envio de SMS) e significa a troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais. O maior perigo de sexting é que essas fotos ou mensagens acabem espalhadas pela Net ou nas mãos de pessoas erradas! O fenómeno do sexting é especialmente comum entre adolescentes e jovens adultos. Na grande maioria das vezes as imagens ou mensagens íntimas são enviadas no contexto de uma relação de namoro, mas as motivações são diversas, tema muito atual e com consequências graves para as vítimas”. (InternetSegura.pt)
A concluir esta apresentação pública, tivemos os alunos do 12ºC que, de modo divertido, abordaram a temática do consumo de álcool, salientando o facto de esta ser uma droga lícita / muito tolerada socialmente, mas que, em contrapartida, tem efeitos seriamente nefastos para a saúde dos consumidores.
Estes dois últimos projetos também foram coordenados pelo professor Cristiano Mineiro.
A atividade foi encerrada com a intervenção da convidada especial do evento - Professora Teresa Vilaça da Universidade do Minho. Além de elogiar os trabalhos apresentados, mais uma vez, estabeleceu uma excelente articulação dos mesmos com a importância do bem-estar para a saúde dos indivíduos, valorizando o papel da escola na promoção desse fator (também) indispensável ao sucesso dos nossos alunos.

E, assim, virámos mais uma página de um grande livro, de uma grande história que está a ser escrita, ao longo destes últimos anos, pelos alunos da nossa escola. Um livro cuja leitura tem permitido alargar horizontes no sentido de uma escola mais inclusiva, onde a diferença e a diversidade também marcam lugar…

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