segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Formação docente

A Biblioteca Escolar está a promover formação para docentes. Os professores do 1º Ciclo estão a frequentar o curso "Formar leitores com o apoio da biblioteca escolar" que visa, sobretudo, uma maior envolvência deste nível de ensino com a Biblioteca Escolar.
Na EB/S, está a decorrer a ação "Dispositivos móveis na flexibilização curricular" que tem, como objetivos principais:
  •  Promover a reflexão e o debate sobre as mudanças que vêm registando nos sistemas de acesso, de produção e de utilização da informação, enquadrando-os nas novas exigências e nos novos desafios da educação, nomeadamente no contexto da autonomia e flexibilidade curricular.
  • Perspetivar o desenvolvimento e articulação curricular com recurso à integração de tecnologias móveis, de forma a criar e desenvolver novos serviços e novos ambientes de aprendizagem, promotores da interdisciplinaridade, dotando os formandos de competências e conhecimentos práticos.
  •  Avaliar, selecionar e utilizar aplicações para potenciar o papel das tecnologias móveis no apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
  •  Desenvolver práticas de formação/trabalho colaborativo a nível de Escola/e a nível local, envolvendo o Centro de Formação e outras entidades.
  • Planificar, produzir e disponibilizar conteúdos com e para tecnologias móveis.
  • Contribuir para a autonomia dos professores e educadores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis.
  •  Capacitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a tablets e outros dispositivos móveis. 

Esta é mais uma forma da Biblioteca abrir as suas portas, mostrando as diversas potencialidades que tem para disponibilizar e, assim, envolver os professores numa articulação mais efetiva na promoção das diferentes literacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!