segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Projeto Todos Juntos Podemos Ler

Este ano, já iniciámos o trabalho ao nível do Projeto Todos Juntos Podemos Ler.
As atividades iniciaram com uma atividade no âmbito da literacia dos média, que teve, como ponto de partida, a apresentação de episódios da série Tom Sawyer.

Planificação da atividade: https://en.calameo.com/read/005428063973b85ab26f4


Formação docente

A Biblioteca Escolar está a promover formação para docentes. Os professores do 1º Ciclo estão a frequentar o curso "Formar leitores com o apoio da biblioteca escolar" que visa, sobretudo, uma maior envolvência deste nível de ensino com a Biblioteca Escolar.
Na EB/S, está a decorrer a ação "Dispositivos móveis na flexibilização curricular" que tem, como objetivos principais:
  •  Promover a reflexão e o debate sobre as mudanças que vêm registando nos sistemas de acesso, de produção e de utilização da informação, enquadrando-os nas novas exigências e nos novos desafios da educação, nomeadamente no contexto da autonomia e flexibilidade curricular.
  • Perspetivar o desenvolvimento e articulação curricular com recurso à integração de tecnologias móveis, de forma a criar e desenvolver novos serviços e novos ambientes de aprendizagem, promotores da interdisciplinaridade, dotando os formandos de competências e conhecimentos práticos.
  •  Avaliar, selecionar e utilizar aplicações para potenciar o papel das tecnologias móveis no apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
  •  Desenvolver práticas de formação/trabalho colaborativo a nível de Escola/e a nível local, envolvendo o Centro de Formação e outras entidades.
  • Planificar, produzir e disponibilizar conteúdos com e para tecnologias móveis.
  • Contribuir para a autonomia dos professores e educadores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis.
  •  Capacitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a tablets e outros dispositivos móveis. 

Esta é mais uma forma da Biblioteca abrir as suas portas, mostrando as diversas potencialidades que tem para disponibilizar e, assim, envolver os professores numa articulação mais efetiva na promoção das diferentes literacias.

sábado, 28 de setembro de 2019

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS | EB/S Vieira de Araújo


No dia 26 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia Europeu das Línguas e do 10.º aniversário do Centro de Línguas Babelium, sito na Universidade do Minho, a Biblioteca da Escola EB/S Vieira de Araújo, em articulação com o grupo de Inglês, levou os alunos das turmas de 10.º e 11.º anos de Humanidades a dar um mergulho em línguas diferentes das que estudam habitualmente no seu plano de estudos.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Aplicação de recursos e tecnologias em sala de aula - formação para docentes do 2º ciclo e 3º ciclo / secundário

"A melhor maneira de nos desfazermos de um inimigo, é fazer dele um amigo!"


Tendo por base a aplicação deste ditado popular no que concerne à utilização dos telemóveis em contexto de aprendizagem, concretizou-se, hoje, uma ação de curta duração (6 horas) para docentes da EB/S. 
Nesta formação, a Equipa da Biblioteca Escolar deu particular destaque a recursos e tecnologias educativas, das quais se destacam: Padlet, Rondom Name Picker (Classtools.net), Canva, WordArt, Kahoot e Genially, relacionando-as, sempre que possível, com a integração dos smartphones na sala de aula.

Apesar do calor, ninguém desarmou... E num excelente ambiente de convívio e partilha de ideias, a motivação para a inovação esteve sempre a pairar no ar!




domingo, 2 de junho de 2019

Promoção da leitura nas escolas do 1º Ciclo

Trabalhar a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos, tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida, requer capacidades cada vez mais complexas. (Referencial Aprender com a Biblioteca).
À biblioteca escolar compete proporcionar ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida. Nesse contexto, a nossa equipa tem dinamizado um conjunto de sessões com os alunos das escolas básicas do 1º Ciclo.
Assim, nos dias 7, 21 e 28 maio, visitámos, respetivamente, as escolas Domingos Abreu, do Cávado e de Rossas/Guilhofrei para promover as seguintes:

-1ºano - "Destrava Línguas" de Luísa Ducla Soares
-2ºano - "Têpluquê" de Manuel António Pina
-3ºano - "O Senhor do seu nariz" de Álvaro Magalhães
-4ºano - "O beijo da palavrinha" de Mia Couto

 Ficam aqui exemplos de trabalhos produzidos após a leitura das obras.

-Ilustração da obra "Destrava línguas" (Ninho de nafagafos)

-Ilustração alusiva à obra "O senhor do seu nariz"




-Exemplo de questões, elaboradas pelos alunos, para o Mia Couto (no âmbito da obra "O Beijo da palavrinha"
  • O que o inspirou a escrever este livro?
  • Qual foi a sua motivação para criar a personagem Zeca Zonzo?
  • Por que razão esta história tem tanto amor?






quinta-feira, 23 de maio de 2019

Projeto "Leituras com PES para andar" foi divulgado durante a apresentação Pública de Trabalhos de Educação para a Saúde.


No passado dia 3 de maio, os alunos do ensino secundário foram ao auditório Municipal para apresentar os trabalhos realizados no âmbito da Educação para a Saúde. A atividade foi apresentada pelo Vasco do 12ºB, que revelou (e muito bem) os seus dotes ao nível da comunicação.



A introdução do evento esteve a cargo do 10ºB que, com uma música bem afinada, enfatizou, com muito humor, o lado afetivo dos relacionamentos amorosos.
Subordinado à problemática da pressão, que, atualmente, interfere com a vida dos nossos jovens do ensino secundário, os alunos supracitados apresentaram ainda a dramatização “Um dia (de)pressão”. A intervenção desta turma deu particular destaque a uma realidade que teima em não assumir responsáveis, apesar de entranhada socialmente e difícil de contornar. O projeto desta turma foi coordenado pelo professor de Educação Física, Cristiano Mineiro. Ainda sob a coordenação deste docente, tivemos o 10ºA, que apresentou um vídeo alusivo ao Assédio Sexual. Tema bastante atual e com uma abordagem técnica detalhada, permitindo esclarecer o público relativamente às diferenças entre assédio e abuso sexual.
O 10ºB voltou a subir ao palco para apresentar o Projeto “Leituras com PES para andar”, uma articulação entre as disciplinas de Cidadania e Inglês, a Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde.  






Com base na leitura de crónicas de Miguel Esteves Cardoso, os alunos da referida turma foram sensibilizados para a vertente mais social/psicológica do cancro. A partir daí, iniciaram a produção de trabalhos de pesquisa relativos ao cancro em si. A vinda, à escola, da Liga Portuguesa Contra o Cancro permitiu a consolidação de conhecimentos alusivos ao tema, particularmente no que toca à prevenção.

O tema do amianto também foi abordado, enfatizando-se o papel desta substância (ao qual estamos expostos diariamente) como fator de risco no desenvolvimento do cancro.

“Morre mais do que mata…” – assim foi concluída esta intervenção, relembrando a expressão da Liga Portuguesa Contra o Cancro no que concerne aos avanços da ciência no combate a esta doença e ao elevado número de sobreviventes, deixando, assim, um sinal de esperança!
Os alunos do 11ºC, coordenados pela professora Teresa Rebelo, apresentaram um vídeo alusivo ao tema do álcool. Neste contexto, foi abordado o papel das relações sociais na iniciação ao consumo desta substância psicoativa, cujo excesso contribui, por sua vez, para a degradação das relações.
A turma D do 11ºano, coordenada pelo professor Miguel Costa, apresentou o testemunho relativo a um projeto de cariz mais social, integrado essencialmente uma articulação com um lar de idosos, bem como a recolha de resíduos. Para complementar a informação, transmitida em palco, por dois elementos da turma, foi divulgado também um vídeo.


Infelizmente, por motivos técnicos, não foi possível assistir ao vídeo elaborado pelo 12ºA – “Um tempo sem tempo”. Contudo, ficou a promessa de uma divulgação à posteriori.
Os alunos do 12ºB inovaram neste evento, ao produzirem um vídeo alusivo ao sexting.“O termo sexting resulta das palavras ‘sex ‘(sexo) e ‘texting’ (envio de SMS) e significa a troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais. O maior perigo de sexting é que essas fotos ou mensagens acabem espalhadas pela Net ou nas mãos de pessoas erradas! O fenómeno do sexting é especialmente comum entre adolescentes e jovens adultos. Na grande maioria das vezes as imagens ou mensagens íntimas são enviadas no contexto de uma relação de namoro, mas as motivações são diversas, tema muito atual e com consequências graves para as vítimas”. (InternetSegura.pt)
A concluir esta apresentação pública, tivemos os alunos do 12ºC que, de modo divertido, abordaram a temática do consumo de álcool, salientando o facto de esta ser uma droga lícita / muito tolerada socialmente, mas que, em contrapartida, tem efeitos seriamente nefastos para a saúde dos consumidores.
Estes dois últimos projetos também foram coordenados pelo professor Cristiano Mineiro.
A atividade foi encerrada com a intervenção da convidada especial do evento - Professora Teresa Vilaça da Universidade do Minho. Além de elogiar os trabalhos apresentados, mais uma vez, estabeleceu uma excelente articulação dos mesmos com a importância do bem-estar para a saúde dos indivíduos, valorizando o papel da escola na promoção desse fator (também) indispensável ao sucesso dos nossos alunos.

E, assim, virámos mais uma página de um grande livro, de uma grande história que está a ser escrita, ao longo destes últimos anos, pelos alunos da nossa escola. Um livro cuja leitura tem permitido alargar horizontes no sentido de uma escola mais inclusiva, onde a diferença e a diversidade também marcam lugar…

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Leonardo da Vinci




Estamos em maio, e foi neste mês, há 500 anos que Leonardo da Vinci morreu. Mas tal foi a sua imaginação e tantas invenções planeou pôr em prática, que até à data de hoje podemos usufruir da sua obra.
Pelas mãos dos alunos do agrupamento foram recriadas miniaturas dos seus engenhos, reproduzido o seu rosto em de várias formas e usando diversos materiais.
Esta é uma das exposições temporárias da biblioteca que, acompanhada de livros alusivos ao tema, pode ser visitada até ao fim do mês de maio.