segunda-feira, 18 de março de 2019

Semana da Leitura - atuação dos alunos de Português Língua não Materna




Às 8:30 de segunda feira dá-se o ensaio geral da apresentação da Leitura encenada baseada no livro “Quanto vale a Amizade”, escrito por Maria Lúcia Carvalhas
e Ilustrado por Raquel Pinheiro.
O nervosismo é visível tanto nos alunos leitores - frequentadores das aulas de Português Língua Não Materna - como nos alunos do Clube de Teatro que os acompanham a fazer o personagem correspondente ao país que representam. 
Vêm de países tão diferentes como a Suíça, a China, a França, a Venezuela e a Inglaterra. Estão a aprender o nosso idioma, mas tentam não esquecer a sua língua nativa. E foi por isso que às 10:20 se apresentaram na sala de professores para lerem excertos deste livro nas duas línguas.
Também os alunos de Teatro conseguiram superar a sua timidez fazendo os quadros vivos do estereótipo do personagem da língua que representaram: uma chinesa de movimentos lentos, uma dançarina sevilhana, um Chaplin divertido, uma rainha de Inglaterra com o seu ar distante, uma alemã da Baviera, a lembrar os Alpes, e Leonardo e Mona Lisa numa pintura ao vivo.
Um momento a repetir pela dimensão de inclusão a que remete, nestes momentos literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!