segunda-feira, 18 de março de 2019

Semana da leitura - Workshop de escrita criativa


Há palavras que fluem naturalmente como a água corrente de um rio. Outras há que embatem nos rochedos da timidez ou simplesmente se escondem à espera de uma oportunidade para saltar cá para fora. Com a finalidade de libertar a inspiração oculta pelos sorrisos rasgados e o olhar cintilante dos nossos jovens, a equipa da Biblioteca Escolar realizou dois workshops de escrita criativa, um direcionado aos alunos do 11º A e outro ao 11ºD.

As técnicas utilizadas não constituem novidade, mas revelam-se funcionais: “poema ladrão”; criação poética a partir de recortes de frases / palavras; escrita inspirada em receitas, anúncios, rótulos de alimentos, entre outros; produção a partir de artigos de revista, nos quais são riscadas algumas palavras.

O resultado espelhou-se na concentração dos alunos durante estas sessões. Rodopiando de mesa em mesa, de modo a passar por todo o tipo de estratégia, os papéis brancos, inicialmente fornecidos, rapidamente se preencheram de palavras escondidas entre os sonhos, acorrentadas entre as inúmeras tarefas que os currículos atuais exigem.

E assim, do nada (ou quase), a alma lusitana, eternamente poética, se libertou por uns instantes…

«Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança.» (Hemingway , Ernest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!